PROJETO POEMAS, POESIAS E CONTOS
ESCOLA
ESTADUAL GUIDO ROSOLEN
PROJETO
DA SALA DE LEITURA 2014.
I
CONCURSO DA E.E GUIDO ROSOLEN
ENSINO
FUNDAMENTAL
POEMAS,
POESIAS E CONTOS.
“A LEITURA É UM HÁBITO PESSOAL, E NÃO
COMO PRÁTICA EDUCATIVA. A MANEIRA COMO
LEMOS HOJE, QUANDO O FAZEMOS SOZINHOS, MANIFESTA UMA RELAÇÃO CONTÍNUA COM O
PASSADO, A DESPEITO DA LEITURA ATUALMENTE PRATICADA. UMA DAS FORMAÇÕES DA
LEITURA É NOS PREPARAR PARA UMA TRANSFORMAÇÃO, E A TRANSFORMAÇÃO FINAL TEM
CARÁTER UNIVERSAL.”
HAROLD BLOOM.
ELABORAÇÃO: Profª Elisângela (Sala de Leitura), Profº David ( Língua Portuguesa), Profª Conceição ( Língua Portuguesa), Profª Andreia (Língua Portuguesa).
PARTICIPAÇÃO:
Turmas
do 6º ao anos do Ensino Fundamental
PERÍODO:
2º AO 4º bimestre
HORTOLÂNDIA,
MARÇO DE 2014.
JUSTIFICATIVA:
As justificativas
são inúmeras, desde a ausência de motivação e interesse dos alunos em ler o
referido tipo de texto, como à falta de conhecimento, formação dos professores
para desenvolver propostas com a poesia.
Tendo em
vista a necessidade em desenvolver o hábito da leitura tanto para alunos quanto
profissionais da educação, atender as exigências e as funções da melhora da
escrita e da leitura no seu cotidiano, faz-se retornar a leitura como ponto de
partida para o desenvolvimento intelectual, social e cultural das crianças e
jovens de nossa escola.
OBJETIVO
: Contos , Fábulas e Lendas ( 6ºs e 7ºs
anos).
- Habilitar o aluno para conhecer e
compreender contos e fábulas;
- Desenvolver no aluno a habilidade
de produzir textos;
-Interessar-se em ler e ouvir
histórias, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões em
situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola.
-Ao escrever, garantir a sequência
de fatos e de acontecimentos do texto;
-Indicar leituras, fundamentando
suas opiniões e preferências;
-Incentivar o trabalho em equipe;
-Incentivar o trabalho em equipe;
-Estimular a criatividade;
-Promover o hábito de leitura.
-Incentivar o trabalho em equipe.
-Indicar leituras, fundamentando
suas opiniões e preferências;
-Incentivar o trabalho em equipe;
-Estimular a criatividade;
-Promover o hábito de leitura.
-Incentivar o trabalho em equipe.
OBJETIVO:
Poesias e Poemas. (8ºs e 9ºs
anos).
-Estimular a prática de leitura de poemas;
- Promover a aproximação do aluno com o texto poético;
-Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, imaginação através da leitura do texto poético;
- Promover a aproximação do aluno com o texto poético;
-Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, imaginação através da leitura do texto poético;
-Trabalhar a poesia em sal;
- Estimular a
oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno.
-Trabalhar a escrita de poesias,
contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores
sejam retratados enquanto escreve.
-Despertar, no educando, o amor pela poesia, de modo que ele possa descobrir em sua
leitura uma forma de elaborar suas emoções, seus sentimentos, sua
subjetividade.
-Apresentar a leitura da poesia como uma experiência agradável, na medida em que seu processo
de construção, recuperável no ato da
leitura, busca sempre alcançar o belo.
-Propiciar ao educando um contexto em que ele
possa trazer a poesia para a sua realidade, por meio de leituras que dinamizem os
conhecimentos latentes no texto poético.
METODOLOGIA:
Contos, Fábulas e Lendas.
Apresentação
do tema:
No primeiro momento, apresentou-se a proposta de
leitura e produção de texto que seria realizada naquela e nas próximas
oficinas. Os alunos foram informados de que leriam alguns contos, fábulas e
lendas, que produziriam um conto para ser apresentado em forma de livro em uma
mostra a ser realizada na escola.
Inicialmente, os títulos dos textos não serão mencionados, pois o objetivo é apresentar
variados textos para que os alunos escolham os que serão lidos, para assim
estimular a capacidade de escolha.
A primeira parte da sequência didática foi dividida
em três módulos, conforme apresentados a seguir.
Módulo
1 – Diferenças entre contos, fábulas e lendas.
Após a
explicação, com o propósito de que os alunos estabeleçam relações ou diferenças
entre eles.
Ao abordar a
questão da representação dos textos, foram ressaltadas as questões culturais,
sociais e históricas que influenciam nossas vidas até hoje com a moral que
carrega cada um dos textos.
RELATO DE EXPERIÊNCIA :
Os alunos deverão expor suas observações, suas
experiências e destacar as influências que pode
acarretar em nossas vidas.
Módulo
2 – Introdução dos gêneros contos, fábulas e lendas.
Na segunda
oficina, será feita uma sondagem com os alunos sobre a estrutura dos gêneros, a
fim de diagnosticar os seus conhecimentos prévios e introduzir as noções
necessárias sobre a estrutura e os suportes onde eles aparecem socialmente.
Para fazer a primeira análise, será apresentada a
fábula “ A Tartaruga aviadora” de LA Fontaine e será realizadas, oralmente e
por escrito, as seguintes atividades de leitura:
a. Leitura feita pela professora.
b. Discussão sobre os suportes e o meio de
circulação social das fábulas.
c.
Contextualização da fábula lida.
d. Identificação dos elementos da narrativa.
e. Reconhecimento da estrutura do texto.
f. Discussão sobre a relação entre texto oral e
escrito.
g. Discussão sobre a linguagem usada na fábula.
h. Exploração da intertextualidade presente nos
textos lidos.
Módulo
3 – Leitura e análise de contos e fábulas.
1-A primeira produção.
Após o (re)
conhecimento do gênero “conto” e “fábula” e das diversas leituras críticas
realizadas, os alunos serão motivados a produzirem a reescrita dos textos individualmente,
que será analisado pelo(a) professor(a).
Essa atividade foi pertinente, pois, nas ATPCs, foi
discutido a importância de se produzir textos
coerentes e que correspondam ao nível de aprendizagem que os alunos
deveriam estar, valorizando a produção e os elementos que a caracterizam.
Essa primeira produção representará um primeiro
diagnóstico para avaliar as habilidades dos alunos na produção dos gêneros
sugeridos.
2-
Os módulos
De posse das
produções dos alunos, será possível diagnosticar as habilidades desenvolvidas
no processo de apropriação dos gêneros por meio da leitura.
As produções dos alunos mostrarão as verdadeiras
capacidades de produção dos gêneros, o
que requer a proposição de módulos para desenvolvimento de algumas habilidades
relativas à produção do conto e da fábula, em particular, e de escrita, de modo
geral. Foram desenvolvidas algumas problematizações dos gêneros:
a. Elementos
da narrativa.
b. Organização lógica do enredo.
c. Construção do discurso direto.
d. Divisão de período e parágrafo.
e. Estratégias de referencia textual.
f. Ortografia.
3-
A produção final.
Após os
módulos, os alunos retornarão à produção textual. Antes de os alunos produzirem uma nova
versão, foi-lhes entregue a produção inicial com marcas de um código de revisão
de textos usado nas aulas de Português. A partir das marcações feitas nos
textos, o uso do código e, principalmente, dos conhecimentos adquiridos nos módulos,
eles revisaram e reescreveram o texto. Nessa segunda versão, eles poderão fazer
alterações, acrescentando ou retirando elementos dos textos escolhidos.
Os textos serão escolhidos depois da correção feita
pelo professor e a votação dos melhores será editado um livro para a escola. A
apresentação desse livro será realizada
na semana literária da escola no fim do 4º bimestre.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Livro de fábulas de La Fontaine;
Livro de contos e lendas Ricardo Azevedo.
Sites de pesquisas na internet.
PROJETO SALA DE LEITURA "A MORENINHA"
HORTOLÂNDIA – SP
SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
Escola Estadual de Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Guido Rosolen
NIVEL DE ENSINO ATENDIDO: Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
MODALIDADE: Regular
GERÊNCIA DO PROJETO:
MARIA SOFIA REINALDI - DIRETORA
PATRICIA MICHELA GASTALDI MARTINS – COORD. PEDAGÓGICA
MATEUS SOUZA SANTA RITA - COORD. PEDAGÓGICO
AUTORAS DO PROJETO:
DORINE GOMES – PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA
ELISÂNGELA PINHEIRO NOBRE – PROFESSORA DA SALA DE LEITURA.
TEMA:
“DA EMOÇÃO DE LER,
A DESCOBERTA DO PRAZER”
“É preciso que a educação seja mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais e que o prepare para o mundo de hoje.”
(Maria Augusta Sanches Rossini)
I – APRESENTAÇÃO
A Escola Estadual Guido Rosolén sempre se preocupou em desenvolver
uma educação verdadeiramente comprometida com o ensino de qualidade para todos.
No entanto, nem todos os alunos consegue concluir o ano letivo
desenvolvendo uma leitura fluente e compreendendo aquilo que estão lendo com
segurança e autonomia.
Acreditamos, assim, que a
implementação deste projeto vem favorecer significativamente o processo
ensino-aprendizagem visto que se propõe a colaboração para o estímulo da
leitura e escrita no interior do espaço escolar e, consequentemente, melhorar o
desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está
inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos estudantes.
Envolver os alunos cada vez mais no
universo que é a leitura de uma forma prazerosa requer muita disposição e
compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e
humana. Entretanto, isso exigirá engajamento profundo de muitos: Professores,
alunos, pais e comunidade de modo geral, parceiros nessa luta por uma educação
de qualidade para todos segurando assim o que dispõe a lei em vigor (LDB nº
9394/96 art. 32 que visa “O desenvolvimento da capacidade de aprender
tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do
cálculo”).
II - JUSTIFICATIVA
Sabe-se
que a leitura é algo imprescindível para todos. No entanto, muitos ainda a
encaram como um “bicho de sete cabeças”, visto que não conseguem
entender, compreender e interpretar o que lêem.
“Aprender
a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não
numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula
linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação
e educação é um ato profundamente político.” (Antônio Joaquim Severino)
Ao observar
à afirmação do referido autor, fica claro que não é possível pensar a educação
desvinculada da leitura, pois é esta uma ferramenta de suma
importância/indispensável pois compreendemos que através da leitura
os educandos terão várias possibilidades de adquirir conhecimento,
informação, lazer, cultura e integração social, possibilitando transformações
tanto individuais como coletivas. Ademais, a leitura e a escrita são valores importantes
para o homem tornar-se cidadão consciente de seu discurso e do poder que tem.
Sem esses valores tão indispensáveis nos tornamos seres incapazes de exercer
plenamente nossa cidadania.
Ao olharmos para o
interior de nossa escola, podemos observar que muitos de nossos alunos, lêem
pouco ou quase nada. Ora, tão importante quanto ler, é compreender o
significado do texto lido.
Há grande
queixa por parte dos professores sobre o desinteresse que muitos alunos
expressam quando a atividade envolve a leitura, pois muitos decodificam
palavras sem a preocupação de entender realmente o que se está lendo. E isso
reflete negativamente no baixo rendimento do aluno e, consequentemente, na
qualidade do ensino.
O
projeto “Da Emoção de Ler, a Descoberta do Prazer” vem com a intenção de
proporcionar aos nossos educando condições reais de interação ao mundo letrado,
aonde estes venham a descobrir que a leitura traz prazer e emoção aquele que
ler. No entanto, não basta apenas se ter a consciência de que a leitura é
indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato de
ler venha se tornar uma realidade concreta na vida desse indivíduo.
Sabemos,
assim, que não será uma tarefa fácil. Mas uma luta constante que exigirá
esforço e empenho coletivo por parte dos nossos alunos, professores e, pais de
nossa instituição os quais, juntamente conosco, estimularão os educandos a se
envolver cada vez mais a fim de assegurar, a estes, as condições essenciais
para o desenvolvimento e exercício da sua cidadania.
Então, para que isso ocorra de fato,
é de fundamental importância que a escola se veja como instituição responsável
por despertar no aluno o interesse e o prazer pela leitura e mais, que ela seja
um exemplo de leitor, isto é, que todos os sujeitos envolvidos no espaço
escolar tenham comportamento leitor, para que possam estimular aqueles que
ainda não têm tal hábito. É necessário também buscar formas de conscientizar as
famílias dos alunos para a importância do ato de ler e quem sabe até, tornar
aqueles pais que são indiferentes à leitura, em pais leitores. Portanto
estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por
parte de todos os envolvidos no processo educacional.
III – OBJETIVOS:
GERAL:
Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de
texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o
conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na
formação de valores e para a construção da cidadania.
ESPECÍFICOS:
- Despertar o interesse e o gosto pela leitura e escrita estimulando o hábito diário da leitura.
- Ampliar o repertório literário dos alunos por meio da leitura diária.
- Conhecer e identificar textos diversos (literários e não literários)
- Identificar e relacionar os diversos gêneros literários.
- Possibilitar um maior contato entre educando e livro.
- Desenvolver atividades interdisciplinares, dialogando com as mais diversas áreas do conhecimento, levando a percepção de que o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita é uma atribuição de todos.
- Possibilitar momentos de integração e interação com outras salas como a de informática para pesquisas relacionadas as obras literárias que estão lendo.
- Divulgar e criar campanhas para estimular os empréstimos de livros.
- Elaborar junto com o educando projetos ligados aos temas transversais, visando à discussão dos mesmos e a culminância em eventos da escola: Festival Cultural e outras apresentações.
- Relacionar os textos lidos com a vida diária.
- Promover momentos de socialização levando o educando a expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opções individuais ( elaboração do contrato didático).
- Proporcionar aos educandos leituras literárias e oficinas de redação, para o desenvolvimento da oralidade e da produção textual.
- Desenvolver o senso crítico a partir dos livros lidos e relidos.
IV – PÚBLICO ALVO:
- Alunos de
Ensino Médio;
- Pais e funcionários da escola.
- Pais e funcionários da escola.
V – META:
O projeto tem como meta alcança um numero significativo dos alunos,
estimulando-os a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura através do
interesse revelado nos empréstimos, nas frequências e participações das
atividades propostas pela sala de leitura.
VI – PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS:
As propostas metodológicas do
projeto serão desenvolvidas durante todo o período letivo e envolverão as
seguintes atividades:
· Levantamento dos
recursos disponíveis.
· Planejamento das
ações ( dinâmica de sala de aula).
· Apresentação do
Projeto a comunidade escolar.
· Rodas de conversas.
· Apresentação e
esclarecimento de dúvidas para os alunos da sala de leitura.
· Reconhecimento do
espaço da sala de leitura e dos acervos existentes.
· Construção coletiva
do Contrato Social ( regras de convivência).
· A Hora dos Vídeos.
· Exposição oral e
escrita das leituras lidas e ouvidas articuladas a vivência diária.
· Divulgação dos
acervos literários para o empréstimo de livros.
· Instauração da sala
de leitura itinerante, para o professor de sala de aula regular, com exemplares
de livros e revistas, empréstimos e assim estimular a leitura.
· Reescrever
textos lidos e ouvidos.
· Produção de texto
através da escrita e do desenho.
· Biblioteca
itinerante.
· Dramatização ( da
obra lida).
· Ler textos em
voz alta, observando a importância da entonação e pontuação para a compreensão
do mesmo.
· Observar as
situações descritas nos textos e compará-las com o cotidiano, possibilitando ao
aluno uma reflexão em relação à própria vida.
· Criar textos
escritos em duplas ou individualmente e apresentá-los aos demais colegas como
seminário.
OBS: Tais atividades poderão ser programadas para terem sua efetivação nos
eventos promovidos pela escola, como a festa do dia das mães,
gincanas, festival cultural ou em sala de aula com apresentação para os
demais alunos da escola.
VIII – RECURSOS HUMANOS:
· Professores da
sala de Leitura;
· Professores de
classes regulares ;
· Alunos, pais e
funcionários;
VIII – RECURSOS MATERIAIS.
Maquina
Fotográfica;
Sala de vídeo (
assistir filme);
Copias de partes do
texto;
Roupas para a
apresentação da dramatização;
Recursos para
editar livro.
IX– AVALIAÇÃO
Ocorrerá ao longo de todo o
ano letivo. Será processual e continuada. A cada etapa do projeto haverá a
observação do envolvimento e interesse dos alunos e professores
nas atividades propostas que serão registradas nos arquivos da sala de
leitura sendo discutidos coletivamente os avanços e as dificuldades durante o
processo ensino-aprendizagem.
X - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
_SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a
Cidadania. Ed. FTD, 1994.
_Caderno
AMAE-Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte: Fundação Amae para educação e
cultura. Outubro, 2000. Edição Especial.
_SOARES, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São
Paulo, Ática, 1986.
_Revista Nova
Escola. Ed. Abril. Dez/2005.
_LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza
Seabra. Educação Escolar: Políticas estrutura e Organização. 2ª ed.
São Paulo: Cortez, 2005.
_Parâmetros
Curriculares Nacionais: Fáceis de Aprender. Revista Nova Escola. Edição
Especial.
_KLEIMAN, Ângela B. & MORAIS, Silvia E. Leitura e
interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP:
Mercado das Letras,1999.
_ROSSINI, Maria
Augusta Sanches;Aprender tem que ser gostoso...Editora Vozes, 2ª Edição.
Projeto Reescrevendo Fábulas e Lendas: Pequenos
Leitores, Futuros Escritores.
A ESCOLA GUIDO ROSOLEN E O NÚCLEO
DE GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA APOSTANDO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Projeto Reescrevendo Fábulas e
Lendas: Pequenos Leitores, Futuros Escritores.
PROBLEMATIZAÇÃO: Os alunos dos
6ºs anos do Ensino Fundamental da escola apresentam grande dificuldades no
processo de escrita e leitura. Por isso temos que encontrar meios que acabem
com essas defasagens. Ensinar a criança a ler, a escrever, a se expressar de
maneira competente é atualmente o nosso grande desafio. Segundo o (PCN) –
Língua Portuguesa, “falar e escutar, além de ler e escrever, são ações que
permitem produzir e compreender textos. Nesse sentido, ler e escrever são
atividades que se complementam. Os bons leitores têm grandes oportunidades de
escrever bem. Quem lê mais tem um vocabulário mais rico e compreende melhor
determinados tipos de textos.” (1998)
JUSTIFICATIVA: Tendo em vista que
os alunos dos 6ºs anos apresentam
defasagens no processo de leitura e escrita, optamos por trabalhar com leitura
e reescrita de fábulas e lendas por estas serem um gênero textual de fácil
compreensão e que acabam estimulando os alunos a enveredarem pelos caminhos da
leitura e escrita utilizando os recursos da biblioteca e principalmente da
internet, orientando-os para o uso seguro da web através de vídeos que tratam
do assunto. A escola é o lugar, por excelência, em que a maioria dos alunos tem
a oportunidade de ter contato com esses gêneros textuais e por eles serem
curiosos por natureza, possibilita o trabalho com fábulas e lendas já que essas
duas tipologias textuais vem recheadas de histórias que os encantam,
transmitindo assim ensinamentos para o cotidiano. Segundo Wikipédia, “A fábula
é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente
desenvolvido por Esopo, autor que viveu no século VI a.C., na Grécia antiga. A
Esopo foi atribuído um conjunto de pequenas histórias, de caráter moral e
alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Por meio dos
diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava
transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas,
tornam-se exemplos para os seres humanos. Cada animal simboliza algum aspecto
ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a
astúcia; a formiga, o trabalho etc. É uma narrativa inverossímil, com fundo
didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe
o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da
fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.”
Através do trabalho com as fábulas (o leão e o ratinho, a tartaruga e a lebre,
a raposa e as uvas, formiga e a cigarra, o rato do campo e o rato da cidade),
podemos explorar os diversos tipos de linguagem (escrita, oral, mímica
etc...),produzindo assim textos com coerência e coesão, adequados ao gênero
estudado. Muitas lendas, por serem passadas de geração em geração, já fazem
parte do conhecimento prévio das crianças,facilitando assim o entendimento do
gênero textual. Com elas podemos transformar os alunos em leitores e escritores
criativos, pois nos proporcionam esses momentos de grande imaginação uma vez
que uma lenda pode ter várias versões à medida que são contadas ao longo do
tempo por diversas gerações. Corroborando com essa afirmação: “Lenda é uma
narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De
caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos
com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.
Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem
explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm
explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou
sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o
dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo
fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à
medida que vão sendo recontadas. (Wikipédia) Sendo assim, “Quem conta um conto
aumenta um ponto”, esperamos que os nossos alunos, ao final deste projeto,
aumente muito mais que um ponto, que esse “aumentar” seja real e verdadeiro e
que possa contribuir para a sua aprendizagem fazendo a diferença na sua vida
escolar.
OBJETIVO GERAL CONTEÚDO:Contribuir
com a formação de leitores e escritores Língua Portuguesa ativos, capazes de
produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado. Textos
narrativos: fábulas e lendas; Produção de texto;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Segmentação de palavras, frase e
texto. Ler,
interpretar os textos trabalhados (lendas e fábulas). Emprego
de letras maiúsculas e minúsculas; pontuação; Produzir textos com coerência,
segmentação e coesão. parágrafo; Conhecer aos elementos dos dois
gêneros literários.
SUGESTÔES PARA TRABALHO
INTERDISCIPLINAR (fábulas e lendas). Fazer antecipações e inferências
em relação ao contexto Matemática e a intencionalidade. Utilizar
o dicionário como fonte de pesquisa das palavras. Situações problemas de adição,
subtração e multiplicação; desconhecidas encontradas nas fábulas e lendas. Formar
frase; palavras; Tabelas simples; Conhecer
letras maiúsculas e minúsculas; Gráfico de barra; Descrever a ambientação e os personagens das fábulas Simetria; e lendas; Refletir sobre valores éticos
para a construção de uma História sociedade mais justa. Ajudar o
aluno a expressar-se realizando leitura com Migrações fluência e
compreensão; Reescrever texto mantendo a sequência dos fatos; Geografia Produzir
um livrinho virtual de fábulas e lendas, em dupla, usando o recurso tecnológico
da web 2.0 Story. O trabalho na cidade e no campo;
Jumper. Espaço
construído e modificado por meio do trabalho humano; Resolver
situações problema de adições, subtração e Ciências multiplicação; Ler,
interpretar e construir tabelas simples e gráficos de Ritmos
biológicos dos seres vivos: ritmos diários dos seres barra; vivos, hábitos de
vida diurna e noturna, Identificar o eixo simétrico dos
personagens; Identificar algumas lendas trazidas pelos migrantes que Ritmos
anuais dos seres vivos, em relação á reprodução, floração e frutificação. vivem
em Mato Grosso do Sul; Reconhecer os tipos de trabalho
na cidade e no Campo Artes (O rato do campo e da cidade);
METODOLOGIA
Leitura
das fábulas e lendas na roda de leitura em sala de aula; Leitura
das fábulas e lendas na biblioteca; Leitura virtual das fábulas e
lendas (sala de informática); Ilustração das fábulas e lendas
na informática (virtual) e biblioteca com (sulfite); Filmagem
da leitura de fábulas e lendas realizadas pelos alunos em sala de aula; Elaboração de um vídeo das leituras dos alunos no Windows Live Movie Maker
(realizado pela professora); Aula na sala de multimídia:
assistir o vídeo de algumas fábulas e lendas; Roda de conversa: discussão
sobre as características do gênero, apresentação de fábulas e lendas; Confecção de cartazes com dizeres sobre valores éticos (utilizar o dicionário). Oficina
de fábula e lendas socializando as turmas: dobradura, marcador de página,
pinturas, ilustrações e máscaras; Elaboração, reescrita e
ilustração de um livrinho virtual, nas aulas de informática no (STORY JUMPER )
com uma das fábulas e lendas escolhidas pelos grupos de alunos dentre aquelas
selecionadas pela professora regente; Impressão dos livrinhos
reescritos pelos alunos na sala de informática para a exposição na Feira
Cultural. Resolver
situações problema de adições, subtração e multiplicação; Serão
construído tabelas simples e gráficos de barra sobre as lendas e fábulas
escolhidas mediados pelas professoras; Serão trabalhadas as ilustrações
das fabulas e lendas onde os alunos identificarão eixo simétrico dos
personagens(dobraduras). Realizaremos uma pesquisa sobre
de algumas lendas trazidas pelos migrantes que vivem em Mato Grosso do Sul; Desenvolveremos atividades que propulsionem a identificação dos tipos de
trabalho da cidade e do campo (O rato do campo e da cidade);( O negrinho
Pastoreio). Os
alunos iram pintar e ilustrar os espaços construído e modificado por meio do
trabalho humano contidos nas fábulas e lendas; Realizaremos atividades
referentes aos ritmos biológicos e anuais dos seres vivos (os animais e plantas
retratados nas fábulas e lendas); Confeccionaremos dobraduras,
máscaras, marcadores de páginas referentes as fábulas e lendas trabalhadas. Pinturas
e ilustrações coerentes com as fabulas e lendas trabalhadas
RECURSOS*Transparências*DVD –
Filmes *CD /cantiga *Textos e*Sala de Vídeo *Jogos pedagógicos
atividades*Computador *Quadro diversificadas:*Videocassete *Branco/pincel
*digitadas e*Mapas *Dominós impressas*Material dourado*Sulfitão /pincel atômico
*educativos*Dicionários *Cartazes*Literatura de fábula e lendas
*Revistas*Retroprojetor *Livro didático*TV*Datashow(multimídia)*Sala de informática.
PRODUTO FINAL/APRESENTAÇÃO DOS
RESULTADOS A culminância do projeto acontecerá na feira cultural com a mostra
de todas as atividades desenvolvidas pelos alunos durante o período que este
foi desenvolvido, com destaque para os livrinhos virtuais que poderão ser
apreciados na forma impressa por meio do
projetor multimídia.
AVALIAÇÃO A avaliação ocorrerá de
forma contínua, através da: pontualidade, assiduidade, participação, escrita de
atividade sem sala, trabalhos individuais e em grupo. Participação oralmente
dos momentos de discussão ao longo do trabalho,participação das propostas
coletivas e das produções e revisões de texto.
REFERÊNCIASBRASIL. Ministério da
Educação e Cultura do. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa.
Brasília: MEC/SEF, 1998.http://fabulas-2008.blogspot.com.br/TTP://T.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bulahttp://TT.youtube.com/watchv=vVmft0jzvYwhttp://TT.americanas.com.br/produto/6668563/livros/juvenil/infantil5a8anos/livro-fabulas-de-la-fontainehttp://moedeiro.blogspot.com.br/2009/07/lendas-do-folclore-brasileiro.htmlhttp://leitoresnaescola.blogspot.com.br/TTP://universomagicoalo.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.htmlhttp://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010/08/jogo-da-memoria-de-lendas-do-folclore.htmlhttp://diretoriadefundamental.blogspot.com.br/p/TTPç-portuguesa.htmlhttp://TTPção-ale.blogspot.com.br/2010/10/animais.htmlRosa
Ferreira dos Santos/ disponível TTP://www.slideshare.net/pedagogiadiversidade/tutorial-story-jumper
FÁBULAS E LENDAS1. A lebre e a
tartaruga2. O rato do campo e o rato da cidade3. A cigarra e a tartaruga4. A
raposa e as uvas5. O leão e o ratinho6. O negrinho do pastoreio 7. Yara 8.O Boto cor de rosa 9.O lobisomem. 10 Curupira. 11 Saci.
Parabéns pela iniciativa,
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