PROJETOS

PROJETO POEMAS, POESIAS E CONTOS

ESCOLA ESTADUAL GUIDO ROSOLEN

PROJETO DA SALA DE LEITURA 2014.
I CONCURSO DA E.E GUIDO ROSOLEN
ENSINO FUNDAMENTAL

POEMAS, POESIAS E CONTOS.


“A LEITURA É UM HÁBITO PESSOAL, E NÃO COMO  PRÁTICA EDUCATIVA. A MANEIRA COMO LEMOS HOJE, QUANDO O FAZEMOS SOZINHOS, MANIFESTA UMA RELAÇÃO CONTÍNUA COM O PASSADO, A DESPEITO DA LEITURA ATUALMENTE PRATICADA. UMA DAS FORMAÇÕES DA LEITURA É NOS PREPARAR PARA UMA TRANSFORMAÇÃO, E A TRANSFORMAÇÃO FINAL TEM CARÁTER UNIVERSAL.”
HAROLD BLOOM.


ELABORAÇÃO: Profª Elisângela (Sala de Leitura), Profº David ( Língua Portuguesa), Profª Conceição     ( Língua Portuguesa), Profª Andreia (Língua Portuguesa).
PARTICIPAÇÃO: Turmas do 6º ao anos do Ensino Fundamental
PERÍODO: 2º AO 4º bimestre

HORTOLÂNDIA, MARÇO DE 2014.
JUSTIFICATIVA:
As justificativas são inúmeras, desde a ausência de motivação e interesse dos alunos em ler o referido tipo de texto, como à falta de conhecimento, formação dos professores para desenvolver propostas com a poesia.
 Tendo em vista a necessidade em desenvolver o hábito da leitura tanto para alunos quanto profissionais da educação, atender as exigências e as funções da melhora da escrita e da leitura no seu cotidiano, faz-se retornar a leitura como ponto de partida para o desenvolvimento intelectual, social e cultural das crianças e jovens de nossa escola.

OBJETIVO : Contos ,  Fábulas e Lendas  ( 6ºs e 7ºs  anos).
- Habilitar o aluno para conhecer e compreender contos e fábulas;
- Desenvolver no aluno a habilidade de produzir textos;
-Interessar-se em ler e ouvir histórias, manifestando sentimentos, experiências, ideias e opiniões em situações de leitura compartilhada e/ou recorrendo à biblioteca da escola.

-Ao escrever, garantir a sequência de fatos e de acontecimentos do texto;

-Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;

-Incentivar o trabalho em equipe;

-Estimular a criatividade;

-Promover o hábito de leitura.

-Incentivar o trabalho em equipe.

-Indicar leituras, fundamentando suas opiniões e preferências;
 -Incentivar o trabalho em equipe;

-Estimular a criatividade;
-Promover o hábito de leitura.

-Incentivar o trabalho em equipe.

OBJETIVO:  Poesias e Poemas.    (8ºs e 9ºs  anos).
 -Estimular a prática de leitura de poemas; 
- Promover a aproximação do aluno com o texto poético;
 -Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, imaginação através da   leitura do texto poético;
-Trabalhar a poesia em sal;
 - Estimular a oralidade, a criatividade e a reflexão a respeito de fatos da vida de cada aluno.
 -Trabalhar a escrita de poesias, contudo deixar os alunos livres de temas, para que seus anseios interiores sejam retratados enquanto escreve. 
 -Despertar, no educando, o amor pela poesia, de modo que ele possa descobrir em sua leitura uma forma de elaborar suas emoções, seus sentimentos, sua subjetividade.
 
 -Apresentar a leitura da poesia como uma experiência agradável, na medida em que seu processo de construção, recuperável no ato da leitura, busca sempre alcançar o belo.
 
 -Propiciar ao educando um contexto em que ele possa trazer a poesia para a sua realidade, por meio de leituras que dinamizem os conhecimentos latentes no texto poético.

METODOLOGIA:  
Contos, Fábulas e Lendas.
Apresentação do tema:
No primeiro momento, apresentou-se a proposta de leitura e produção de texto que seria realizada naquela e nas próximas oficinas. Os alunos foram informados de que leriam alguns contos, fábulas e lendas, que produziriam um conto para ser apresentado em forma de livro em uma mostra a ser realizada na escola.
Inicialmente, os títulos dos textos  não serão mencionados, pois o objetivo é apresentar variados textos para que os alunos escolham os que serão lidos, para assim estimular a capacidade de escolha.
A primeira parte da sequência didática foi dividida em três módulos, conforme apresentados a seguir.
  
Módulo 1 – Diferenças entre contos, fábulas e lendas.
 Após a explicação, com o propósito de que os alunos estabeleçam relações ou diferenças entre eles.
 Ao abordar a questão da representação dos textos, foram ressaltadas as questões culturais, sociais e históricas que influenciam nossas vidas até hoje com a moral que carrega cada um dos textos.
RELATO DE EXPERIÊNCIA :
Os alunos deverão expor suas observações, suas experiências e destacar as influências que pode  acarretar em nossas vidas.

Módulo 2 – Introdução dos gêneros contos, fábulas e lendas.
 Na segunda oficina, será feita uma sondagem com os alunos sobre a estrutura dos gêneros, a fim de diagnosticar os seus conhecimentos prévios e introduzir as noções necessárias sobre a estrutura e os suportes onde eles aparecem socialmente.
Para fazer a primeira análise, será apresentada a fábula “ A Tartaruga aviadora” de LA Fontaine e será realizadas, oralmente e por escrito, as seguintes atividades de leitura:

a. Leitura feita pela professora.
b. Discussão sobre os suportes e o meio de circulação social das fábulas.
 c. Contextualização da fábula lida.
d. Identificação dos elementos da narrativa.
e. Reconhecimento da estrutura do texto.
f. Discussão sobre a relação entre texto oral e escrito.
g. Discussão sobre a linguagem usada na fábula.
h. Exploração da intertextualidade presente nos textos lidos.

Módulo 3 – Leitura e análise de contos e fábulas.
 1-A primeira produção.
 Após o (re) conhecimento do gênero “conto” e “fábula” e das diversas leituras críticas realizadas, os alunos serão motivados a produzirem a reescrita dos textos individualmente, que será analisado pelo(a) professor(a).
Essa atividade foi pertinente, pois, nas ATPCs, foi discutido a importância de se produzir textos  coerentes e que correspondam ao nível de aprendizagem que os alunos deveriam estar, valorizando a produção e os elementos que a caracterizam.
Essa primeira produção representará um primeiro diagnóstico para avaliar as habilidades dos alunos na produção dos gêneros sugeridos.

2- Os módulos
 De posse das produções dos alunos, será possível diagnosticar as habilidades desenvolvidas no processo de apropriação dos gêneros por meio da leitura.
As produções dos alunos mostrarão as verdadeiras capacidades  de produção dos gêneros, o que requer a proposição de módulos para desenvolvimento de algumas habilidades relativas à produção do conto e da fábula, em particular, e de escrita, de modo geral. Foram desenvolvidas algumas problematizações dos gêneros:
 a. Elementos da narrativa.
b. Organização lógica do enredo.
c. Construção do discurso direto.
d. Divisão de período e parágrafo.
e. Estratégias de referencia textual.
f. Ortografia.

3- A produção final.
 Após os módulos, os alunos retornarão à produção textual.  Antes de os alunos produzirem uma nova versão, foi-lhes entregue a produção inicial com marcas de um código de revisão de textos usado nas aulas de Português. A partir das marcações feitas nos textos, o uso do código e, principalmente, dos conhecimentos adquiridos nos módulos, eles revisaram e reescreveram o texto. Nessa segunda versão, eles poderão fazer alterações, acrescentando ou retirando elementos dos textos escolhidos.
Os textos serão escolhidos depois da correção feita pelo professor e a votação dos melhores será editado um livro para a escola. A apresentação desse livro será realizada  na semana literária da escola no fim do 4º bimestre.
  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Livro de fábulas de La Fontaine;
Livro de contos e lendas  Ricardo Azevedo.
Sites de pesquisas na internet.


PROJETO SALA DE LEITURA "A MORENINHA"
  
HORTOLÂNDIA – SP

                                           SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

 Escola Estadual de  Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Guido Rosolen

 NIVEL DE ENSINO ATENDIDO: Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

MODALIDADE: Regular

GERÊNCIA DO PROJETO:

                            MARIA SOFIA REINALDI  DIRETORA

                            PATRICIA MICHELA GASTALDI MARTINS – COORD. PEDAGÓGICA

                            MATEUS SOUZA SANTA RITA - COORD. PEDAGÓGICO                       
                        
AUTORAS DO PROJETO: 
                                               
                           DORINE GOMES – PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA            
                           
                            ELISÂNGELA PINHEIRO NOBRE – PROFESSORA DA SALA DE LEITURA.
                            
    TEMA:


                                          “DA EMOÇÃO DE LER,

A DESCOBERTA DO PRAZER”
“É preciso que a educação seja mais significativa, mais prazerosa e o que se aborda faça algum sentido para o educando, seja do seu interesse, satisfaça suas necessidades bio-psico-sociais e que o prepare para o mundo de hoje.”

(Maria Augusta Sanches Rossini)

I – APRESENTAÇÃO

A Escola Estadual Guido Rosolén sempre se preocupou em desenvolver uma educação verdadeiramente comprometida com o ensino de qualidade para todos. No entanto, nem todos os alunos  consegue concluir o ano letivo desenvolvendo uma leitura fluente e compreendendo aquilo que estão lendo com segurança e autonomia.
 Acreditamos, assim, que a implementação deste projeto vem favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem visto que se propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita no interior do espaço escolar e, consequentemente, melhorar o desempenho (rendimento) dos alunos em outras disciplinas, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos estudantes.
Envolver os alunos cada vez mais no universo que é a leitura de uma forma prazerosa requer muita disposição e compromisso por parte daqueles que desejam construir uma sociedade mais justa e humana. Entretanto, isso exigirá engajamento profundo de muitos: Professores, alunos, pais e comunidade de modo geral, parceiros nessa luta por uma educação de qualidade para todos segurando assim o que dispõe a lei em vigor (LDB nº 9394/96 art. 32 que visa “O desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meio básico o pleno desenvolvimento da leitura, da escrita e do cálculo”).
  
 II - JUSTIFICATIVA

            Sabe-se que a leitura é algo imprescindível para todos. No entanto, muitos ainda a encaram como um “bicho de sete cabeças”, visto que não conseguem entender, compreender e interpretar o que lêem.
            “Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto, não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade. Ademais, a aprendizagem da leitura é um ato de educação e educação é um ato profundamente político.” (Antônio Joaquim Severino)

         Ao  observar à afirmação do referido autor, fica claro que não é possível pensar a educação desvinculada da leitura, pois é esta uma ferramenta de suma importância/indispensável pois compreendemos que através da leitura os educandos terão várias possibilidades de adquirir conhecimento, informação, lazer, cultura e integração social, possibilitando transformações tanto individuais como coletivas. Ademais, a leitura e a escrita são valores importantes para o homem tornar-se cidadão consciente de seu discurso e do poder que tem. Sem esses valores tão indispensáveis nos tornamos seres incapazes de exercer plenamente nossa cidadania.

     Ao olharmos para o interior de nossa escola, podemos observar que muitos de nossos alunos, lêem pouco ou quase nada. Ora, tão importante quanto ler, é compreender o significado do texto lido.

       Há grande queixa por parte dos professores sobre o desinteresse que muitos alunos expressam quando a atividade envolve a leitura, pois muitos decodificam palavras sem a preocupação de entender realmente o que se está lendo. E isso reflete negativamente no baixo rendimento do aluno e, consequentemente, na qualidade do ensino.

            O projeto “Da Emoção de Ler, a Descoberta do Prazer” vem com a intenção de proporcionar aos nossos educando condições reais de interação ao mundo letrado, aonde estes venham a descobrir que a leitura traz prazer e emoção aquele que ler. No entanto, não basta apenas se ter a consciência de que a leitura é indispensável à formação do homem, é necessário criar meios para que o ato de ler venha se tornar uma realidade concreta na vida desse indivíduo.
             Sabemos, assim, que não será uma tarefa fácil. Mas uma luta constante que exigirá esforço e empenho coletivo por parte dos nossos alunos, professores e, pais de nossa instituição os quais, juntamente conosco, estimularão os educandos a se envolver cada vez mais a fim de assegurar, a estes, as condições essenciais para o desenvolvimento e exercício da sua cidadania.

Então, para que isso ocorra de fato, é de fundamental importância que a escola se veja como instituição responsável por despertar no aluno o interesse e o prazer pela leitura e mais, que ela seja um exemplo de leitor, isto é, que todos os sujeitos envolvidos no espaço escolar tenham comportamento leitor, para que possam estimular aqueles que ainda não têm tal hábito. É necessário também buscar formas de conscientizar as famílias dos alunos para a importância do ato de ler e quem sabe até, tornar aqueles pais que são indiferentes à leitura, em pais leitores. Portanto estimular alguém a ler exige esforço, requer parcerias e compromisso sério por parte de todos os envolvidos no processo educacional.
   
 III – OBJETIVOS:
 GERAL: Desenvolver habilidades relacionadas à leitura, interpretação e produção de texto estimulando no educando o gosto pela leitura e escrita, ampliando o conhecimento linguístico e cultural dos mesmos, contribuindo dessa forma, na formação de valores e para a construção da cidadania.

ESPECÍFICOS:
  •       Despertar o interesse  e o gosto pela leitura e escrita estimulando o hábito diário da leitura.
  •        Ampliar o repertório literário dos alunos por meio da leitura diária.
  •       Conhecer e identificar textos diversos (literários e não literários)
  •        Identificar e relacionar os diversos gêneros literários.
  •        Possibilitar um maior contato entre educando e livro.
  •     Desenvolver atividades interdisciplinares, dialogando com as mais diversas áreas do conhecimento, levando a percepção de que o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita é uma atribuição de todos.
  •      Possibilitar momentos de integração e interação com outras salas como a de informática  para pesquisas relacionadas as obras literárias que estão lendo.
  •       Divulgar e criar campanhas para estimular os empréstimos de livros.
  •    Elaborar junto com o educando projetos ligados aos temas transversais, visando à discussão dos mesmos e a culminância em eventos da escola: Festival Cultural e outras apresentações.
  •      Relacionar os textos lidos com a vida diária.
  •     Promover momentos de socialização levando o educando a expressar seus sentimentos, experiências, ideias e opções individuais ( elaboração do contrato didático).
  •   Proporcionar aos educandos leituras literárias e oficinas de redação, para o    desenvolvimento  da oralidade e da produção textual.
  •        Desenvolver o senso crítico a partir dos livros lidos e relidos.

       IV – PÚBLICO ALVO:
- Alunos de Ensino Médio;
- Pais e funcionários da escola.  
V – META:

O projeto tem como meta alcança um numero significativo dos alunos, estimulando-os a desenvolver o gosto e o prazer pela leitura através do interesse revelado nos empréstimos, nas frequências e participações das atividades propostas pela sala de leitura.

VI – PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

       As propostas metodológicas do projeto serão desenvolvidas durante todo o período letivo e envolverão as seguintes atividades:

·         Levantamento dos recursos disponíveis.

·         Planejamento das ações ( dinâmica de sala de aula).

·         Apresentação do Projeto a comunidade escolar.

·         Rodas de conversas.

·         Apresentação e esclarecimento de dúvidas para os alunos da sala de leitura.

·         Reconhecimento do espaço da sala de leitura e dos acervos existentes.

·         Construção coletiva do Contrato Social ( regras de convivência).

·         A Hora dos Vídeos.

·         Exposição oral e escrita das leituras lidas e ouvidas articuladas a vivência diária.

·         Divulgação dos acervos literários para o empréstimo de livros.

·         Instauração da sala de leitura itinerante, para o professor de sala de aula regular, com exemplares de livros e revistas, empréstimos e assim estimular a leitura.
·          Reescrever textos lidos e ouvidos.

·         Produção de texto através da escrita e do desenho.
·         Biblioteca itinerante.

·         Dramatização ( da obra lida).

·    Ler textos em voz alta, observando a importância da entonação e pontuação para a compreensão do mesmo.
      
 ·    Observar as situações descritas nos textos e compará-las com o cotidiano, possibilitando ao aluno uma reflexão em relação à própria vida.

·    Criar textos escritos em duplas ou individualmente e apresentá-los aos demais colegas como seminário.



 OBS: Tais atividades poderão ser programadas para terem sua efetivação nos eventos promovidos pela escola, como a festa do dia das mães, gincanas, festival cultural ou em sala de aula com apresentação para os demais alunos da escola.
  
VIII – RECURSOS HUMANOS:

·         Professores  da sala de Leitura;

·         Professores de classes regulares ;

·         Alunos, pais e funcionários;
  
 VIII – RECURSOS MATERIAIS.

Maquina Fotográfica;
Sala de vídeo ( assistir filme);
Copias de partes do texto;
Roupas para a apresentação da dramatização;
Recursos para editar livro.

IX– AVALIAÇÃO

       Ocorrerá ao longo de todo o ano letivo. Será processual e continuada. A cada etapa do projeto haverá a observação do envolvimento e interesse dos alunos e professores nas atividades propostas que serão registradas nos arquivos da sala de leitura sendo discutidos coletivamente os avanços e as dificuldades durante o processo ensino-aprendizagem.

X - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

_SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994. 
_Caderno AMAE-Pedagogia de Projetos. Belo Horizonte: Fundação Amae para educação e cultura. Outubro, 2000. Edição Especial.
 _SOARES, Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo, Ática, 1986.
_Revista Nova Escola. Ed. Abril. Dez/2005.
_LIBANEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: Políticas estrutura e Organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
_Parâmetros Curriculares Nacionais: Fáceis de Aprender. Revista Nova Escola. Edição Especial.
_KLEIMAN, Ângela B. & MORAIS, Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas, SP: Mercado das Letras,1999.
_ROSSINI, Maria Augusta Sanches;Aprender tem que ser gostoso...Editora Vozes, 2ª Edição. 

 Projeto Reescrevendo Fábulas e Lendas: Pequenos Leitores, Futuros Escritores.

A ESCOLA GUIDO ROSOLEN E O NÚCLEO DE GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA APOSTANDO NA APRENDIZAGEM DO ALUNO
Projeto Reescrevendo Fábulas e Lendas: Pequenos Leitores, Futuros Escritores.

PROBLEMATIZAÇÃO: Os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental da escola apresentam grande dificuldades no processo de escrita e leitura. Por isso temos que encontrar meios que acabem com essas defasagens. Ensinar a criança a ler, a escrever, a se expressar de maneira competente é atualmente o nosso grande desafio. Segundo o (PCN) – Língua Portuguesa, “falar e escutar, além de ler e escrever, são ações que permitem produzir e compreender textos. Nesse sentido, ler e escrever são atividades que se complementam. Os bons leitores têm grandes oportunidades de escrever bem. Quem lê mais tem um vocabulário mais rico e compreende melhor determinados tipos de textos.” (1998)

JUSTIFICATIVA: Tendo em vista que os alunos dos 6ºs  anos apresentam defasagens no processo de leitura e escrita, optamos por trabalhar com leitura e reescrita de fábulas e lendas por estas serem um gênero textual de fácil compreensão e que acabam estimulando os alunos a enveredarem pelos caminhos da leitura e escrita utilizando os recursos da biblioteca e principalmente da internet, orientando-os para o uso seguro da web através de vídeos que tratam do assunto. A escola é o lugar, por excelência, em que a maioria dos alunos tem a oportunidade de ter contato com esses gêneros textuais e por eles serem curiosos por natureza, possibilita o trabalho com fábulas e lendas já que essas duas tipologias textuais vem recheadas de histórias que os encantam, transmitindo assim ensinamentos para o cotidiano. Segundo Wikipédia, “A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por Esopo, autor que viveu no século VI a.C., na Grécia antiga. A Esopo foi atribuído um conjunto de pequenas histórias, de caráter moral e alegórico, cujos papéis principais eram desenvolvidos por animais. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para os seres humanos. Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc. É uma narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres inanimados, objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre a astúcia e a derrota de preguiçosos.” Através do trabalho com as fábulas (o leão e o ratinho, a tartaruga e a lebre, a raposa e as uvas, formiga e a cigarra, o rato do campo e o rato da cidade), podemos explorar os diversos tipos de linguagem (escrita, oral, mímica etc...),produzindo assim textos com coerência e coesão, adequados ao gênero estudado. Muitas lendas, por serem passadas de geração em geração, já fazem parte do conhecimento prévio das crianças,facilitando assim o entendimento do gênero textual. Com elas podemos transformar os alunos em leitores e escritores criativos, pois nos proporcionam esses momentos de grande imaginação uma vez que uma lenda pode ter várias versões à medida que são contadas ao longo do tempo por diversas gerações. Corroborando com essa afirmação: “Lenda é uma narrativa fantasiosa transmitida pela tradição oral através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana. Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do Mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que vão sendo recontadas. (Wikipédia) Sendo assim, “Quem conta um conto aumenta um ponto”, esperamos que os nossos alunos, ao final deste projeto, aumente muito mais que um ponto, que esse “aumentar” seja real e verdadeiro e que possa contribuir para a sua aprendizagem fazendo a diferença na sua vida escolar.

OBJETIVO GERAL CONTEÚDO:Contribuir com a formação de leitores e escritores Língua Portuguesa ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado. Textos narrativos: fábulas e lendas; Produção de texto;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Segmentação de palavras, frase e texto. Ler, interpretar os textos trabalhados (lendas e fábulas). Emprego de letras maiúsculas e minúsculas; pontuação; Produzir textos com coerência, segmentação e coesão. parágrafo; Conhecer aos elementos dos dois gêneros literários.

SUGESTÔES PARA TRABALHO INTERDISCIPLINAR (fábulas e lendas). Fazer antecipações e inferências em relação ao contexto Matemática e a intencionalidade. Utilizar o dicionário como fonte de pesquisa das palavras. Situações problemas de adição, subtração e multiplicação; desconhecidas encontradas nas fábulas e lendas. Formar frase; palavras; Tabelas simples; Conhecer letras maiúsculas e minúsculas; Gráfico de barra; Descrever a ambientação e os personagens das fábulas  Simetria; e lendas; Refletir sobre valores éticos para a construção de uma História sociedade mais justa. Ajudar o aluno a expressar-se realizando leitura com Migrações fluência e compreensão; Reescrever texto mantendo a sequência dos fatos; Geografia Produzir um livrinho virtual de fábulas e lendas, em dupla, usando o recurso tecnológico da web 2.0 Story. O trabalho na cidade e no campo; Jumper. Espaço construído e modificado por meio do trabalho humano; Resolver situações problema de adições, subtração e Ciências multiplicação; Ler, interpretar e construir tabelas simples e gráficos de Ritmos biológicos dos seres vivos: ritmos diários dos seres barra; vivos, hábitos de vida diurna e noturna, Identificar o eixo simétrico dos personagens; Identificar algumas lendas trazidas pelos migrantes que Ritmos anuais dos seres vivos, em relação á reprodução, floração e frutificação. vivem em Mato Grosso do Sul; Reconhecer os tipos de trabalho na cidade e no Campo Artes (O rato do campo e da cidade);

METODOLOGIA
Leitura das fábulas e lendas na roda de leitura em sala de aula; Leitura das fábulas e lendas na biblioteca; Leitura virtual das fábulas e lendas (sala de informática); Ilustração das fábulas e lendas na informática (virtual) e biblioteca com (sulfite); Filmagem da leitura de fábulas e lendas realizadas pelos alunos em sala de aula; Elaboração de um vídeo das leituras dos alunos no Windows Live Movie Maker (realizado pela professora); Aula na sala de multimídia: assistir o vídeo de algumas fábulas e lendas; Roda de conversa: discussão sobre as características do gênero, apresentação de fábulas e lendas; Confecção de cartazes com dizeres sobre valores éticos (utilizar o dicionário). Oficina de fábula e lendas socializando as turmas: dobradura, marcador de página, pinturas, ilustrações e máscaras; Elaboração, reescrita e ilustração de um livrinho virtual, nas aulas de informática no (STORY JUMPER ) com uma das fábulas e lendas escolhidas pelos grupos de alunos dentre aquelas selecionadas pela professora regente; Impressão dos livrinhos reescritos pelos alunos na sala de informática para a exposição na Feira Cultural. Resolver situações problema de adições, subtração e multiplicação; Serão construído tabelas simples e gráficos de barra sobre as lendas e fábulas escolhidas mediados pelas professoras; Serão trabalhadas as ilustrações das fabulas e lendas onde os alunos identificarão eixo simétrico dos personagens(dobraduras). Realizaremos uma pesquisa sobre de algumas lendas trazidas pelos migrantes que vivem em Mato Grosso do Sul; Desenvolveremos atividades que propulsionem a identificação dos tipos de trabalho da cidade e do campo (O rato do campo e da cidade);( O negrinho Pastoreio). Os alunos iram pintar e ilustrar os espaços construído e modificado por meio do trabalho humano contidos nas fábulas e lendas; Realizaremos atividades referentes aos ritmos biológicos e anuais dos seres vivos (os animais e plantas retratados nas fábulas e lendas); Confeccionaremos dobraduras, máscaras, marcadores de páginas referentes as fábulas e lendas trabalhadas. Pinturas e ilustrações coerentes com as fabulas e lendas trabalhadas

RECURSOS*Transparências*DVD – Filmes *CD /cantiga *Textos e*Sala de Vídeo *Jogos pedagógicos atividades*Computador *Quadro diversificadas:*Videocassete *Branco/pincel *digitadas e*Mapas *Dominós impressas*Material dourado*Sulfitão /pincel atômico *educativos*Dicionários *Cartazes*Literatura de fábula e lendas *Revistas*Retroprojetor *Livro didático*TV*Datashow(multimídia)*Sala de informática.

PRODUTO FINAL/APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS A culminância do projeto acontecerá na feira cultural com a mostra de todas as atividades desenvolvidas pelos alunos durante o período que este foi desenvolvido, com destaque para os livrinhos virtuais que poderão ser apreciados na forma impressa  por meio do projetor multimídia.

AVALIAÇÃO A avaliação ocorrerá de forma contínua, através da: pontualidade, assiduidade, participação, escrita de atividade sem sala, trabalhos individuais e em grupo. Participação oralmente dos momentos de discussão ao longo do trabalho,participação das propostas coletivas e das produções e revisões de texto.

REFERÊNCIASBRASIL. Ministério da Educação e Cultura do. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.http://fabulas-2008.blogspot.com.br/TTP://T.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1bulahttp://TT.youtube.com/watchv=vVmft0jzvYwhttp://TT.americanas.com.br/produto/6668563/livros/juvenil/infantil5a8anos/livro-fabulas-de-la-fontainehttp://moedeiro.blogspot.com.br/2009/07/lendas-do-folclore-brasileiro.htmlhttp://leitoresnaescola.blogspot.com.br/TTP://universomagicoalo.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.htmlhttp://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2010/08/jogo-da-memoria-de-lendas-do-folclore.htmlhttp://diretoriadefundamental.blogspot.com.br/p/TTPç-portuguesa.htmlhttp://TTPção-ale.blogspot.com.br/2010/10/animais.htmlRosa Ferreira dos Santos/ disponível TTP://www.slideshare.net/pedagogiadiversidade/tutorial-story-jumper
FÁBULAS E LENDAS1. A lebre e a tartaruga2. O rato do campo e o rato da cidade3. A cigarra e a tartaruga4. A raposa e as uvas5. O leão e o ratinho6. O negrinho do pastoreio 7. Yara  8.O Boto cor de rosa  9.O lobisomem. 10 Curupira. 11 Saci.
























































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